De tempos em tempos, nós CMs coletamos feedback sobre assuntos que nós temos interesse e então apresentamos os resultados para vocês em artigos oficiais. Em setembro do ano passado, começamos este processo novamente. Em primeiro lugar, pedimos que vocês sugerissem uma pergunta em que vocês poderiam se interessar. Então, escolhemos uma das perguntas aleatoriamente e propomos essa questão para todos os tibianos em um novo formulário de feedback.
A pergunta escolhida foi "Se a vida real fosse como no Tibia, qual vocação você escolheria? Por quê?" 1890 tibianos participaram desse formulário de feedback e deram várias razões para a escolha da sua vocação. Assim como fizemos em outros formulários, lemos todos os comentários, categorizamos e agora temos listas enormes de características para cada uma das quatro vocações.
Resultados Gerais
Se a vida real fosse como o Tibia, 37.14% dos tibianos escolheriam ser um druid, 29.31% decidiriam ser um knight, 19.15% preferem o estilo de vida dos paladins e 14.39% gostariam de ser um sorcerer.
Mais ou menos surpreendentemente, esses números não condizem com a distribuição de vocações entre os tibianos. Conferindo o nosso último artigo oficial sobre estatísticas, podemos ver que 28% dos tibianos são knights, 18% são paladins, 17% são sorcerers e apenas 16% são druids (o restante não escolheu seu destino no Oráculo de Rookgaard).
Parece que na vida real outras características tornam-se mais importantes do que no jogo. Assim, vamos dar uma olhada nas razões pelas quais as pessoas decidiram pela vocação que escolheram.

Druids
Sendo uma vocação menos favorecida in-game de acordo com meras estatísticas, os druids possuem muitas habilidades bacanas que as pessoas adorariam ter na vida real. Ao todo, 702 tibianos escolheram esta vocação e reunimos 54 categorias a partir de seus comentários, as quais descrevem bem os druids.
A principal habilidade, a qual foi mencionada 320 vezes, é, naturalmente, a habilidade de curar. É incrível a quantidade de tibianos que querem ser médicos ou enfermeiras e quantos deles já possuem trabalhos na área de saúde.
As pessoas usariam suas habilidades para curar suas famílias e amigos, para curar câncer e eles ajudariam pessoas que não tem dinheiro para pagar por qualquer tratamento médico.
A segunda categoria mais mencionada é a forte conexão dos druids com a natureza. Fora mencionado 117 vezes que as pessoas usariam suas habilidades para acabar com a poluição e curar a natureza. Eles criariam árvores nos desertos, acabariam com o desmatamento, usariam magias de gelo para prevenir o derretimento dos polos e acabariam com o aquecimento global.
A terceira categoria foi mencionada 102 vezes. A chamamos de "suporte à humanidade" e incluímos comentários como "ajudar pessoas mais velhas", "estar disponível para outros" e "oferecer algo à sociedade e ser um cidadão valioso" nela.
A quarta categoria sobre o que druids fariam na vida real, foi acabar com a fome e pobreza mundiais, criando alimentos em qualquer lugar e a qualquer hora.
A quinta categoria praticamente resume as quatro anteriores. Druids trariam paz, felicidade e harmonia para o mundo, fazendo-o um lugar melhor. Isso foi mencionado 37 vezes.
Assim, ter druids na vida real seria uma coisa boa, na verdade, mesmo se nem todas as coisas que druids poderiam e fariam fossem tão sérias. Aqui estão alguns exemplos de outras coisas interessantes que os druids poderiam fazer:

Sempre que eu sentisse a necessidade de companhia, apenas invocaria alguns elfos para descontrair. Paralisia também seria muito necessária. Sempre que eu me encontrasse cercado por muitas pessoas estressadas, eu apenas usaria paralisia em todas elas e desfrutaria o ambiente calmo que eu criei.
Recebemos até um lindo pequeno poema sobre o que um druid poderia fazer:

I would be able to disappear whenever I'm feeling down,
(Eu desapareceria toda vez que me sentisse pra baixo,)
heal my wounds when I have a frown,
(curaria minhas feridas sempre que tivesse uma carranca,)
light my path so I can travel further down,
(iluminaria meu caminho então poderia viajar mais pra baixo,)
deeper in the cave where I'll find my crown.
(mais fundo na caverna onde eu encontraria minha coroa.)

E aqui está uma abordagem mais prática sobre ser um druid:
Minha namorada é um knight e druids são as almas gêmeas dos knights. Se eu demorar a usar o "find person" e ela tornar-se "berserk" sobre mim por me encontrar com outras damas knights, eu terei de usar "cure bleeding" e precisaria de um monte de magias de cura. Eu poderia usar minha magia de alimento para fazer jantares até convencê-la de que ela é a única knight que estará sempre com o nome em minha hotkey de "exura sio".
Ou este druid abriria um negócio completamente novo com suas habilidades:
Ressaca após uma longa noite fora? Faça uma visita ao seu druid mais próximo.
Knights
Os Knights foram escolhidos por 554 participantes. Coletamos 77 categorias diferentes a partir de seus relatos, sendo a principal delas, é claro, para quê os knights existem. 108 desses participantes usariam suas habilidades para proteger os mais fracos, as crianças, os amigos e a familia.
A segunda categoria mais citada também descreve os Knights muito bem. Eles estão sempre na linha da frente, podem enfrentar os inimigos diretamente e olhá-los diretamente nos olhos. Isto foi mencionado 67 vezes.
A terceira categoria também se refere à habilidade de luta dos knights. 66 pessoas disseram que gostam de lutar com suas próprias mãos. Eles preferem ser dependentes de sua própria força física ao invez do uso de mana, magias ou munições. Os knights estão interessados ??em sua forma física e seus músculos. Eles estão sempre preparados e podem entrar em qualquer luta a qualquer momento.
Além disso, eles vivem mais e são praticamente invencíveis e invulneráveis??, se forem bem treinados. Esta constitui a quarta categoria que foi mencionada 64 vezes.
61 pessoas ressaltaram que o treino é realmente muito importante para os knights, para ficarem fortes, mentalmente e fisicamente, para ter um corpo e uma mente saudável.

O porquê de todo esse treinamento fica mais claro na sexta categoria: Knights conquistam as mulheres, eles são os cavaleiros da armadura dourada que muitas mulheres desejam. 39 pessoas declaram explicitamente que esta é a razão pela qual escolheriam ser um knight.
Embora isso não seja verdade para todos os knights. Nós escolhemos algumas citações para mostrar do que eles são realmente feitos e o que realmente importa:
Eu seria uma das pessoas mais fortes ao redor e usaria a minha força para proteger os mais fracos do que eu. Se eu encontrasse alguém sofrendo bullying, eu iria usar Challenge para desafiar o valentão com minha magia exeta res. Também gostaria de ajudar velhinhas, carregando suas compras, ou talvez derrubar uma árvore para ajudar um gatinho que ficou preso em um galho.
Essa vocação requer força e coragem, a usar sua armadura e escudo com honra e sua lâmina com orgulho, mas ao mesmo tempo ser humilde e dar a mão para as pessoas que dela necessitam. Além disso, você é capaz de explorar um monte de lugares sozinho e enfrentar monstros fortes - essas são algumas das razões pelas quais eu escolheria ser um KNIGHT!
Aço frio é mais confiável do que qualquer magia ou projétil. Ele nunca deixa sua mão e ele se baseia em nada mais do que sua própria habilidade para manejar.
Eu seria capaz de estar em contato com meus amigos, meus filhos, minha esposa, meu tio, minha tia, meus primos, meus avós, meu irmão e minha irmã, minha mãe, meu pai, minha casa, meu cachorro e meu papagaio - tudo em minha mochila. Eu poderia até mesmo ser capaz de guardá-los em bolsos diferentes!
Outros foram mais simples, usando menos palavras:
Eu gosto dos knights.
Paladins
Paladins foram descritos por 362 tibianos em 59 categorias diferentes. A habilidade mais óbvia que descreve um paladin é sua luta à distância. Então não é surpresa que as duas primeiras categorias se refiram a isso. Por 60 vezes as pessoas disseram que a luta à distância é melhor do que a luta corpo-a-corpo, já que você não se machuca muito. Para eles é extremamente importante evitar qualquer dano para prevenir o próprio sofrimento.
Por 43 vezes as pessoas explicaram por que eles gostam da emoção de matar sem ser notado. Eles compararam paladins aos snipers da vida real ou simplesmente gostariam de serem bons atiradores, capazes de dar tiros precisos e ter a visão perfeita.
Na terceira posição, a categoria é feita de pessoas que realmente são arqueiros de coração. Eles simplesmente amam arcos e flexas. Muitas dessas pessoas que deram esta razão realmente possuem arcos e flexas na vida real, como este homem, que representa as 41 outras pessoas:

...Eu amo arcos e flexas! De fato, tenho uma coleção deles na vida real (relaxem, eu não os uso para matar animais ou pessoas, apenas atiro em um alvo na parede) e sou um bom homem, uma boa pessoa, do lado direito da luz, então... Arcos e flexas com ações santas fazem um bom paladin, como eu. Saudações a todos!
40 pessoas mencionaram que o que elas mais gostam nos paladins é que eles são grandes multi-uso. Paladins podem lutar à curta distância, à longa distância, eles podem usar magias, runas, eles podem bloquear, eles podem curar - eles são "pau pra toda obra" e podem se adaptar facilmente à todas as situações.
36 pessoas disseram que eles prefeririam ser paladins pois poderiam ser completamente independentes e capazes de sobreviverem por conta própria quando eles exploram o mundo. As características dos paladins os preparariam muito melhor para esta tarefa do que todas as outras vocações.
Outras características dos paladins que são importantes para as pessoas que escolheram essa vocação são de que eles são ágeis, rápidos, focados e precisos. 33 pessoas se veem como assassinos e ninjas.
Os ídolos mais mencionados pelos paladins foram Robin Hood e Legolas. Combinados, houve 19 referências a estes personagens fictícios, porém, Robin Hood claramente superou Legolas: o elfo só foi mencionado por 4 pessoas.

Outros tomaram as habilidades dos paladins de forma figurativa, no entanto:
Como um paladin no jogo, eu certamente escolheria ser um fora dele. Não por causa da adrenalina, dos ataques mortais ou coisa do gênero. Ser um paladin poderia me ajudar a ser uma pessoa mais feliz. Como? Imagine se você pudesse atacar todos os seus problemas a partir de uma distância longa e segura, sem ferir a si mesmo e também os sentimentos daqueles pelos quais você tem zelo... Um sonho.
Sorcerers
Apenas 272 pessoas escolheram ser sorcerers na vida real. A natureza sombria dos sorcerers veio através das 52 categorias que elas escolheram. A principal, com 50 referências, poderia contar para isso. Sorcerers são considerados os mais poderosos e com o seu poder ilimitado, eles são os governantes do mundo. Eles são invencíveis e podem fazer o que quiserem.
Eu escolheria ser um sorcerer na vida real, porque eles são o verdadeiro significado do poder. Eu poderia fazer tudo, queimar meus inimigos até a morte, me curar das piores lesões com apenas uma palavra. O mundo inteiro temeria o meu nome e sentiria a fúria do meu poder, enquanto meus lábios pronunciam estas simples palavras: "exevo gran mas flam"...
A segunda categoria mais citada está mais voltada ao lado da luz, no entanto. Por 46 vezes as pessoas disseram que simplesmente queriam ter uma explosão com suas habilidades. Elas poderiam pregar peças em outras pessoas, transformando-as em dragões e objetos e nunca ficariam entediadas.
Eu realmente gostaria de poder usar magia e mexer com meus amigos. Seria divertido ficar invisível e brincar com eles. Eu poderia assustá-los e faria alguns truques de mágica, é claro.
Outra citação do lado da luz dos sorcerers:
Ser um sorcerer poderia ser como seguir o meu ídolo. Existe apenas um verdadeiro e todo poderoso mago que já tocou esta terra. Ser como Mary Poppins sempre foi o meu sonho. Com poderes como conjuração, ilusão, levitação e teletransporte trans-dimensional e ser o produto de tudo o que há de bom, Poppins prova que feitiçaria é um caminho de sabedoria e força.
Esta última citação não é apenas um grande contraste com a primeira citação de um sorcerer, mas também o ídolo que foi escolhido como exemplo foi inesperado. Os ídolos mais comuns que os aspirantes a sorcerer mencionaram foram Gandalf, Harry Potter, Lord Voldemort e David Copperfield.
A terceira categoria de por que as pessoas escolheriam ser um sorcerer é bastante neutra também. 30 pessoas afirmaram que prefeririam usar inteligência sobre força bruta e que elas prefeririam confiar em suas mentes do que em sua força física, pois conhecimento é o poder maior.
Além disso, a quarta categoria mostra traços positivos dos sorcerers. 28 pessoas escolheriam ser sorcerers para defender as pessoas e proteger a família e amigos.
A quinta categoria, por outro lado, traz a possível natureza sombria dos sorcerers à luz novamente. 20 pessoas afirmaram que escolheriam ser más e sinistras. Elas escolheriam o lado negro da magia e não mostrariam nenhuma piedade. Você acredita que 10 pessoas chegaram a declarar que gostariam de sair em um passeio de PKlização?
Para salvar a honra dos sorcerers, no entanto, aqui também estão algumas das coisas mais práticas que as pessoas fariam com seus super poderes:

Eu poderia economizar muito dinheiro! Imagine nunca ter de pagar por eletricidade novamente! Tudo o que você precisa é inventar uma maneira de usar suas magias para alimentar um circuito. E não vamos esquecer das contas de aquecimento que você poderia economizar! Imagine... É tempo de inverno e você fica com frio e... BAM! Exevo gran mas flam! Aquecimento gratuito. Embora você possa precisar de uma casa nova...
Como atualmente é inverno aqui no Hemisfério Norte, este realmente soa como um plano aceitável!
Tibianos, obrigado por seus comentários divertidos e por participarem!
Agora vamos trazer todos esses druids, knights, paladins e sorcerers de volta ao Tibia. Ao ouvir o que alguns de vocês fariam, Tibia é provavelmente o melhor lugar para este tipo de magia!

Feliz 2014!
Seus Community Managers


Artigo por Tibia.com